Vereador volta a criticar falta de ações para evitar desperdício de água

Aurélio Nomura lamentou a falta de ações dos órgãos públicos visando a economia e preservação do mais importante recurso natural

ambiente_0525Na reunião conjunta das Comissões do Meio Ambiente e Políticas Públicas para discutir o abastecimento de água em São Paulo, o vereador e membro da Comissão de Meio Ambiente, Aurélio Nomura, voltou a criticar a falta de ações públicas para evitar o desperdício de água, e aproveitou para lembrar que o tema é tão atual quanto a urgência de rever, por exemplo, a Lei nº 14.018, que institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água.

“Infelizmente, o programa só teve iniciativa em alguns setores público, com campanhas de conscientização de uso racional da água, a instalação de dispositivos, como restritores de vazão e arejadores em torneiras. Esse programa deveria ser expandido ao setor privado, e ser decretado oficialmente o racionamento de água”, lamentou o parlamentar.

Simpático à ideia do uso racional de água na cidade de São Paulo, o parlamentar criticou a atitude da prefeitura e de demais órgãos competentes que poderiam ajudar no combate ao desperdício de água expandindo o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água.

O programa, instituído pela Lei 14018/2005 (baseada no projeto de Lei do vereador Aurélio Nomura), começou a ser implantado em creches, escolas fundamentais, AMAs e hospitais públicos nos governos José Serra e Gilberto Kassab, proporcionando economia de 100 milhões de litros de água por mês. “Em um ano, conseguiríamos economizar o equivalente a um lago de Itaipu”, observou o parlamentar.

capa_livro

Leia o Livro do Seminário “O Sistema Cantareira e o abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo”

 


* Vereador Aurélio Nomura é membro da Comissão do Meio Ambiente

Leia mais sobre a Comissão Permanente do Meio Ambiente:
Comissão discute aspectos ambientais do novo texto do PDE
Outeiro da Glória e Parque da Aclimação correm risco com a faixa de ônibus
Estação de transbordo de Ponte Pequena ainda causa incômodos
Comissão do Meio Ambiente constata irregularidades nos empreendimentos em Pirituba
Comissão de Meio Ambiente inspeciona Estação de transbordo Vergueiro

Rolar para o topo