Vereador Aurélio Nomura faz discurso contra o Projeto dos Corredores

“Nenhum vereadores é contra a melhoria dos transportes públicos, mas o projeto do Executivo não leva em conta os prejuízos à população e o enorme custo social”

No discurso feito na tarde de hoje em Plenário da Câmara Municipal, o vereador Aurélio Nomura voltou a criticar o Executivo e a forma como a Prefeitura quer aprovar o Projeto dos Corredores de ônibus, que causarão milhares de desapropriações, causando milhares de desempregos nessas localidades onde serão implantados.

“A questão é a forma como a Prefeitura vem fazendo, querendo tudo às pressas, sem apresentar qualquer estudo técnico e sem levar em conta o enorme custo social. A atitude afoita da Prefeitura ignora, deliberadamente, o respeito pelas pessoas, por sua história de vida, por tudo que elas conquistaram. É o mínimo que se precisaria fazer quando se pensa em algum tipo de interferência urbana, como são esses corredores de ônibus, numa cidade tão complexa quanto a nossa”, afirmou o parlamentar.

O vereador Aurélio Nomura também falou sobre a espera do TCM no que diz respeito à falta de esclarecimentos da SPTrans sobre pontos obscuros dos editais e o cumprimento das recomendações do Tribunal. Completou ainda, que nas licitações, a Prefeitura passou por cima de premissas básicas, tais como: insuficiência de justificativa para contratação; falta de comprovação da existência de recursos orçamentários suficientes para arcar com os desembolsos e Projeto Básico incompleto, entre outros.

Pelo atual projeto dos Corredores do Executivo, está prevista a desapropriação de mais de 300 imóveis, no Corredor Alvarenga, sendo a grande maioria de uso comercial. Além de desapropriações de microempresários, outras 1.300 pessoas empregadas serão afetadas, o que gerará um déficit econômico na região.

Leia o discurso na íntegra.

 

 

Rolar para o topo