Estação de Transbordo de Ponte Pequena ainda causa incômodos

Após visita técnica, Comissão de Meio Ambiente solicitará laudos que certifiquem a segurança da saúde do trabalhador e eficiência do sistema de filtragem

transbodo-ponte-pequena_1443-aO vereador Aurélio Nomura, presidente da Comissão de Meio Ambiente, esteve hoje (12/03) em visita técnica à Estação de Transbordo Ponte Pequena, no bairro do Bom Retiro, que desde março de 2012 opera com novos equipamentos e tecnologia. A edificação tem três mil metros quadrados e capacidade para comportar diariamente seis mil toneladas.

Porém, apesar da modernização, a estação continua provocando incômodos na vizinhança como o mau cheiro causado pelo intenso fluxo de caminhões e carretas de transporte de lixo (um a cada cinco minutos) e pelo derramamento de chorume pelas vias próximas. Na parte interna, não há qualquer barreira que impeça a entrada de pombos, favorecendo sua proliferação e os riscos de espalharem várias doenças do qual essas aves são vetores.

“Todos os trabalhadores estão com os equipamentos de segurança, mas mesmo assim, existe uma preocupação com relação à saúde deles”, observou o vereador Aurélio Nomura. “Por isso, vamos fazer uma solicitação à Fundacentro para que elabore um laudo de segurança e da saúde dos trabalhadores naquele ambiente”, complementou o parlamentar.

Outra ação do presidente da Comissão do Meio Ambiente será a exigência de laudos que certifiquem a quantidade de mercúrio presente na atmosfera interna, já que junto com o lixo orgânico também são jogados pilhas e lâmpadas fluorescentes que contém esse metal altamente perigoso para a saúde. “Também vamos solicitar que sejam fornecidos laudos de todo sistema de filtragem para verificar o nível de resíduos expelido e se esse índice está dentro dos padrões”, destacou o vereador Aurélio Nomura.

Rolar para o topo