Pedagogia Hospitalar

Aurélio Nomura busca apoio do secretário de Educação do Estado para o Programa de Atendimento Pedagógico Hospitalar

Atendimento PedagógicoO atendimento pedagógico hospitalar para crianças e adolescentes hospitalizados é um trabalho importante para a continuidade dos estudos desses pacientes e para que este trabalho seja realizado de maneira plena, a parceria entre as Classes Hospitalares e as Escolas Regulares torna-se essencial. E esta parceria o vereador Aurélio Nomura, líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, foi buscar com o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Nalini, em parceria com a profª. dra. Léa Chuster Albertoni, gestora  do Programa de Atendimento Pedagógico e Educacional ao Escolar em Tratamento de Saúde do Departamento de Pediatria  EPM/UNIFESP- HU Hospital São Paulo) e a profª. Wanderci Lopes Ruiz, vice coordenadora da Classe Hospitalar do Hospital São Paulo.

O encontro aconteceu na última sexta-feira, 10 de março, na sede da secretaria, onde o parlamentar destacou a importância do apoio nas ações que aproximem os profissionais das áreas da Saúde e da Educação para que os direitos básicos de crianças e adolescentes sejam respeitados.

Um projeto piloto da Campanha de Incentivo à Escolarização de Crianças e Jovens em Contínuo Tratamento de Saúde em Hospitais, Ambulatórios e Domicílios também foi apresentado ao secretário da Educação. O objetivo é promover a diversidade, incentivar o respeito às diferenças e, principalmente, a inclusão do aluno com doenças crônicas (DC) nas escolas regulares.

“Precisamos trabalhar em conjunto para que o atendimento a estas crianças possa ter efeitos realmente positivos e que o direito básico à educação seja garantido”, explica Aurélio Nomura que é autor da Lei 15.886/13, prevê a continuidade dos estudos desses pequenos pacientes.

Dia das Crianças e Jovens Hospitalizados

A Lei 16.106/2015 de autoria do vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, inclui no Calendário Oficial de Eventos da cidade, o Dia das Crianças e Jovens Hospitalizados a ser comemorado anualmente no dia 27 de maio. O objetivo da data é sensibilizar a sociedade sobre os direitos de crianças e jovens que precisam de tratamento médico em unidades hospitalares dar continuidade às atividades escolares, além de promover a reflexão sobre políticas públicas voltadas para a inclusão e desenvolvimento educacional.

Semana da Conscientização do Atendimento Pedagógico Hospitalar

Também de autoria do vereador Aurélio Nomura a Lei nº 16.530/2016 institui a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos da Criança e do Adolescente ao Atendimento Pedagógico em Hospitais, Ambulatórios e Domicílios a ser realizada anualmente na quarta semana de maio.

A semana tem como meta a sensibilização da sociedade e o Poder Público sobre os direitos da criança ou adolescente, que por motivo de doença crônica ou temporária se vê impossibilitada de frequentar a escola.

2o Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde

Renato Nalini, também foi convidado para participar e apoiar o congresso que será realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2017, nos anfiteatros da Sociedade para o Apoio ao Desenvolvimento da Medicina (SPDM), e conta com o incentivo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Os principais objetivos desse evento são refletir e integrar pesquisadores das áreas da Educação e da Saúde, professores das instituições de ensino das redes pública e privada e demais profissionais interessados no trabalho realizado nas Classes Hospitalares.

Saiba mais aqui:

Atendimento Pedagógico a Crianças e Adolescentes hospitalizados

Atendimento pedagógico hospitalar é sancionado e agora é lei

Trabalho do GRAACC mostra benefícios do atendimento pedagógico hospitalar

Crianças e jovens hospitalizados ganham data especial no calendário municipal

Vereador Aurélio Nomura viabiliza parceria com Unifesp

Sancionada a lei que institui a Semana da Conscientização do Atendimento Pedagógico Hospitalar

Frente Parlamentar de apoio às Classes Hospitalares é aprovado na Comissão de Finanças e Orçamento

Rolar para o topo