Privatização de Interlagos

Privatização de Interlagos é aprovada em 1ª votação

Com 37 votos a favor o vereador Aurélio Nomura, líder do governo, comemora o avanço para a cidade

Em primeira votação, os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram, nesta quarta-feira, 8 de novembro, a privatização do Autódromo de Interlagos, como prevê o Projeto de Lei (PL) 705/2017. Foram 37 votos favoráveis, nove contrários e uma abstenção. O projeto de lei ainda precisa passar por segunda votação no Legislativo antes de ser encaminhado à sanção do prefeito.

A alienação do Complexo está sendo realizada no âmbito do Plano Municipal de Desestatização (PMD), instrumento fundamental para o cumprimento dos objetivos da administração do prefeito João Dória, no sentido de se adotar modelos atuais e mais eficazes para a gestão dos bens e serviços municipais e com a visão sempre voltada para a população.

“Este é mais um passo para que a prefeitura deixe de investir em um equipamento pouco utilizado pela população e invista em ações mais prioritárias como saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, segurança e assistência social”, explica o líder do governo, vereador Aurélio Nomura.

O texto garante a proteção do espaço do Autódromo José Carlos Pace, e seu uso para a prática de esportes a motor. Foram incorporados ao texto original dispositivos como: obrigatoriedade de elaboração de um PIU (Plano de Intervenção Urbana); definição do modelo de gestão democrática de sua implantação, privilegiando o controle soci070 - Interlagosal e os instrumentos para monitoramento e avaliação dos impactos de transformação urbanística pretendida sobre o desenvolvimento econômico e social da área objeto de estudo; garantias, prazos e condições de manutenção do uso do autódromo para esportes a motor; uso permitido e usos acessórios da área e regras específicas quanto à utilização do potencial construtivo referente ao autódromo na área da ZOE.

Em atenção à transparência, a alienação do Complexo de Interlagos será precedida de estudos de viabilidade elaborados com base na análise dos técnico-operacionais, econômico-financeiros e jurídicos.

Intervenção Urbana

O Plano de Intervenção Urbana (PIU) está ligado à Operação Urbana Jurubatuba e levará uma grande transformação urbanística, econômica e social para a zona sul da cidade.

Gastos com o Complexo Interlagos

Interlagos tem um alto custo de manutenção. São cerca de R$ 7 milhões por ano. Além disso, periodicamente, precisa passar por obras para se adequar às exigências da Fórmula 1. A última grande reforma, em 2015, custou cerca de R$ 160 milhões à prefeitura.

“Enquanto essa dinheirama era gasta, faltavam remédios essenciais para a população, faltavam vagas nas creches; CEUS e UBs não foram construídos e os serviços de zeladoria foram abandonados, relegando a cidade ao mais completo descaso”, reclama Nomura.

O dinheiro gasto em Interlagos em 2015 foi maior que o investido nas obras do Hospital de Parelheiros, que foi de R$ 39,1 milhões.

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