Biometria

Não deixe para última hora a identificação biométrica

Eleitores já podem agendar o recadastramento pela internet

A identificação biométrica (por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada), já pode ser feita pelos eleitores de todas as capitais e nos maiores municípios brasileiros. O processo começou a ser implantado em 2008 e deve ser concluído até 2018 quando, estima-se, o novo sistema abrangerá 100% dos eleitores brasileiros.

É possível fazer já o cadastramento biométrico e evitar os transtornos e filas como costumeiramente acontecem perto das eleições. Para isso, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.jus.br) e faça o agendamento. No dia e hora marcados compareça ao Cartório Eleitoral indicado.  Nas unidades do Poupatempo, o atendimento é por ordem de chegada.

O interessado precisa apresentar um dos seguintes documentos de identidade: RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc), certidão de nascimento ou casamento. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita por não constar nacionalidade/naturalidade. O documento precisa conter o nome atual e sem abreviaturas (incluindo filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha esses dados. É preciso levar, ainda, comprovante de endereço, em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente).

Os homens com idade entre 18 e 45 anos que se cadastrarem pela primeira vez terão de apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar.

Rolar para o topo