Festa de Santa Edwiges entra no calendário oficial da cidade

Plenário aprovou Projeto de Lei do vereador Aurélio Nomura que inclui 16 de outubro na lista de eventos oficiais do município

Vai a sanção do prefeito Fernando Haddad o Projeto de Lei 133/2015, de autoria do vereador Aurélio Nomura, que inclui no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo a Festa da Paróquia Santuário Santa Edwiges. A inclusão da data, comemorada anualmente no dia 16 de outubro, foi aprovada nesta quarta-feira (12 de agosto) no Plenário da Câmara Municipal de São Paulo.

Santa Edwiges é considerada a padroeira dos pobres e endividados. Dados históricos indicam que a paróquia, localizada no número 910 da Estrada das Lágrimas, no Distrito do Sacomã, começou como uma capela, cuja pedra fundamental foi colocada no terreno de 500 metros quadrados em 16 de outubro de 1926.

Anotações do Livro Tombo dão conta de que em 1 de dezembro de 1957 a capela passou a se chamar Paróquia de São João Clímaco. Em outra ata do Livro Tombo, datada de 22 de outubro de 1958, fala-se pela primeira vez de uma casa existente e pertencente à capela, que será comprada por Reinaldo Frederico, zelador dos bens da mesma. A Paróquia de São João Clímaco foi desmembrada no dia 21 de abril de 1960, por meio de Decreto que criou a Paróquia de Santa Edwiges tonando-se sede.

A paróquia foi elevada a Santuário em 18 de abril de 1997 pelo cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, tornando-se o primeiro Santuário do Brasil a ser reconhecido como Santuário Arquidiocesano. Em 6 de dezembro de 1998, Dom Antônio Celso de Queiroz, Bispo Auxiliar da Região Episcopal Ipiranga proferiu a Consagração da Igreja. Em decorrência das devoções e do grande fluxo de devotos da capital paulista e de outras localidades foi elevada a Santuário.

“Além de ser um lugar sagrado para professar a fé, o Santuário tem um trabalho social e assistencial importante na comunidade que contribui na busca e fomento de parcerias para a população carente do entorno”, afirma o proponente do Projeto de Lei que inclui a data no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.

 

 

 

 

Rolar para o topo