Bairro Lindo na Liberdade

“Faça seu Bairro Lindo”: Programa dá início à revitalização da Liberdade

Objetivo é recuperar as características orientais e deixar a região mais limpa, mais segura e mais atraente

Cerca de 450 pessoas, todas voluntárias de diversas entidades (associativas, profissionais, religiosas, sociais, esportivas e comerciais) participaram do mutirão do programa “Faça seu Bairro Lindo”, que aconteceu na Liberdade no último sábado, 5 de agosto.

Esta ação da Prefeitura de São Paulo, realizada pela Prefeitura Regional da Sé com apoio do vereador Aurélio Nomura, líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, teve o objetivo de resgatar e recuperar a beleza e as características orientais do bairro além de deixar a região mais limpa, mais segura e mais atraente.

“Este foi o início da revitalização da Liberdade, bairro que apesar dos sinais de degradação ainda atrai milhares de pessoas de São Paulo e outros Estados e que continua sendo um grande polo de atração turística. Esta vocação com certeza ganhará um reforço com o programa Faça seu Bairro Lindo lançado pelo prefeito João Dória”, afirma o vereador Aurélio Nomura, que organizou com o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, os detalhes maior mutirão de limpeza realizado na Liberdade.

“Trabalhando para fazer o Bairro Lindo na Liberdade o maior de todos e torná-lo referência para os próximos programas. Nossa proposta é envolver moradores, trabalhadores e as pessoas que frequentam a Liberdade para que em conjunto consigamos transformar esta área e melhorar a autoestima do bairro”, destaca Odloak.

Bairro Lindo_Liberdade (15).1Nesta primeira etapa foram realizados serviços de zeladoria que inclui a coleta de lixo, recuperação de praças e jardins, plantio de árvores, pintura de guias, remoção de lambe-lambe e varrição.

Durante todo o mês a prefeitura continuará com os serviços de tapa-buraco, poda de árvores, limpeza das lanternas típicas (suzuranto), pintura do portal (torii) e colocação de iluminação vertical, recuperação do corrimão e pintura do gradil do viaduto Cidade de Osaka, na rua Galvão Bueno, pintura das paredes pichadas, limpeza de galerias e bueiros.

“Não dá para fazer toda essa ação num único dia, apesar do grande número de voluntários que ajudaram no mutirão”, explica Nomura. “Por isso é importante destacar que a ação foi o início de um trabalho mais amplo e continuado, junto com a Prefeitura Regional da Sé, visando a revitalização do bairro da Liberdade. Futuramente, serão instaladas câmeras de vigilância que poderão ser interligadas ao Projeto City Câmeras da Prefeitura de São Paulo, que prevê a colocação de 10 mil equipamentos nos próximos quatro anos, conectados numa única central. Também será alvo de atenção o Largo da Pólvora”, completa o vereador Aurélio Nomura.

O Projeto Bairro Lindo Liberdade contou com o apoio da Associação Comercial e Assistencial Liberdade (ACAL), Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro e Associação dos Expositores da Feira de Arte e Artesanato da Praça da Liberdade (Aliber) com colaboração da Instituição Religiosa Mahikari, Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Empório Azuki, Tunibra Travel, Bubble Kill, Sogo Plaza, Segredo dos Doces, Chen’s Culinária Oriental e Alfainter

Bairro Lindo

O programa Faça Seu Bairro Lindo foi lançado pela Prefeitura de São Paulo em maio e tem como objetivo deixar os distritos da cidade mais bonitos, agradáveis e seguros para todos. Surgiu a partir da adesão e participação da população nas ações do Cidade Linda. “Esse programa é resultado do SP Cidade Linda. É uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida, mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo e de entidades parceiras nessa iniciativa”, afirmou o prefeito, João Doria, no lançamento do programa.

Cada prefeitura regional promove uma vez por mês ações do programa. O objetivo é envolver uma grande quantidade de voluntários que vivem ou trabalham no distrito. Paralelamente, a Secretaria de Prefeituras Regionais realiza o concurso Bairro Lindo do mês, que premiará um bairro vencedor conforme critérios como efetividade (trabalho de zeladoria realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participaram) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

Até o fim do ano, o objetivo é ter realizado ao menos uma ação em cada um dos 96 distritos de São Paulo, ampliando para serviços, entre outros, de tapa-buraco e limpeza de bueiros.

Rolar para o topo