Comemorações

Plantio de Cerejeira na Câmara Municipal marca os 108 anos da imigração japonesa

A cerimônia tem como objetivo o fortalecimento da amizade entre Brasil- Japão

No próximo dia 18 de junho acontecem as comemorações dos 108 anos da imigração japonesa no Brasil quando em 1908 o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos com os primeiros 781 imigrantes japoneses. Para dar início às festividades o vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal, acompanhado do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, realizou a cerimônia do plantio de 11 cerejeiras no Palácio Anchieta na tarde da última quarta-feira, 8 de junho.

A flor de cerejeira é um símbolo no Japão. Chamada no Japão de “sakura” encanta a muitas pessoas com suas delicadas pétalas rosadas e seu significado repleto de simbolismo, envolvendo flores e curiosidades.

Para o vereador Aurélio Nomura além de manter os laços já existentes entre Japão e Brasil o ato representa o reconhecimento dos primeiros imigrantes japoneses que vieram abordo do navio Kasato Maru e desembarcaram no Brasil em 1908. “Hoje, plantamos estas cerejeiras como forma de agradecimento àqueles que chegaram para ajudar a construir nosso país com grande dedicação, suor e trabalho”, conta.

A celebração também contou com a presença de Pedro Yano (Presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil) e Hiroshi Konno (vice-presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil) doadores das mudas, dr. Yokio Oshiro (Presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão), Yoshiharu Kikuchi (Presidente da Beneficência Nipo-brasileira de São Paulo – Enkyo), Harumi Arashiro Goya (Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo), Coronel Yoshio Kiyono (Presidente da Associação Nikkey do Brasil), Yasuo Yamada (Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – Kenren) e Yoshishigue Nikan (Presidente da Associação Desportiva Nikkey de São Miguel Paulista).

Takahiro Nakamae agradeceu a iniciativa de Nomura em fortalecer a amizade entre Brasil-Japão. “Árvores são seres vivos e crescem com o tempo e esse crescimento simboliza a amizade do Brasil e Japão”, enfatizou o Cônsul.

Kasato Maru

Foi o nome do navio que desembarcou no porto de Santos com os primeiros imigrantes japoneses que estavam dispostos a trabalhar em lavouras cafeeiras do oeste paulista em 1908. A viagem teve início no porto de Kobe e durou cerca de 52 dias.

Rolar para o topo