COLAR GUILHERME DE ALMEIDA

Aurélio Nomura entrega honraria a José Maria Pereira Lopes

Homenageado é reconhecido pela atuação na área de conservação e restauração de obras audiovisuais

A solenidade da 1ª Edição de entrega do “Colar Guilherme de Almeida – O Poeta de São Paulo e da Epopeia de 32” aconteceu na última sexta-feira, 9 de dezembro, no Plenário 1º de Maio do Palácio Anchieta. Esta honraria foi criada pelo Projeto de Resolução nº41/2016 de coautoria do vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB, que passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos da Câmara Municipal de São Paulo.

O homenageado por Aurélio Nomura foi o jornalista José Maria Pereira Lopes. Zé Maria, como é conhecido, foi responsável pelo acervo do Museu da Imagem e do Som – MIS SP e também de grandes acervos televisivos como o da extinta TV Tupi. Atualmente trabalha no acervo da Fundação Padre Anchieta- Tv Cultura.

“O acesso a filmes importantes e imagens históricas, como a visita de Getúlio Vargas a São Paulo em 1937, só são possíveis graças ao trabalho de restauração e recuperação de películas realizado por Zé Maria. Com isso, ele nos deixa um acervo de valor inestimável”, explica Nomura.

A honraria é concedida às pessoas que tenham prestado valiosa colaboração à literatura, cinema, teatro, música, artes plásticas e a outras formas artístico-culturais de manifestação, bem como a preservação e a divulgação da história da cidade de São Paulo.

Demais homenageados

Antonietta Tordino – Artista plástica, pintora, remanescente do grupo artístico do Palacete Santa Helena e presidente honorária do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos. É membro executivo da Associação Internacional de Artes Plásticas, filiada a UNESCO.

Marcelo Mattos Araujo – Ex-secretário da Cultura do Estado de São Paulo. Especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretor da Pinacoteca e atualmente é presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

Archimedes Lombardi – É colecionador, exibidor , divulgador e produtor cinematográfico, tendo fundado o Cine Clube Ipiranga em 1964 e a Associação Brasileira de Colecionadores de Filmes em 16mm em 1976.

Renata Pallottini – Dramaturga, ensaísta e tradutora, ganhou os Prêmios Molière e Governador do Estado pelo texto “O Crime da Cabra” e o Prêmio Anchieta de Comissão Estadual de Teatro pelo texto “O Escorpião de Numância”. Já publicou mais de 20 livros e atualmente é membro da Academia Paulista de Letras.

Paulo Bomfim – Jornalista e escritor. Trabalho em jornais como Correio Paulistano, Diário de São Paulo, Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, TV Cultura. Apresentou programas na TV Tupi e Rádio Gazeta. Autor de 36 livros, estreou na literatura com “Antônio Triste” publicado em 1947 que contou com prefácio de Guilherme de Almeida. Atualmente é decano da Academia Paulista de Letras.

Ives Gandra Martins – Advogado tributarista, professor, escritor e jurista. Ganhou o prêmio ESSO do IV Centenário de São Paulo com a monografia “A história de São Paulo até 1930”. Atualmente é membro da Academia Paulista de Letras, tendo sido presidente e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paulista de História.

Companhia Teatro Documentário – Desde 2006 realizando uma série de ações artísticas em São Paulo, ocupando espaços diversos e inusitados.

Mauricio Kirilos – Presidente do Conselho do Núcleo MMDC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Presidente do Conselho do Núcleo MMDC Ibirapuera da Sociedade Veteranos de 32.

Assista a cobertura do evento feita pela TV Câmara:

Rolar para o topo