Comemoração 107 anos da imigração japonesa (15/6/2015)

Vereadores e deputados nikkeis realizaram na noite de 15 de junho (segunda-feira) uma sessão solene para comemorar os 107 anos da imigração japonesa no Brasil. O evento foi realizado no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a presença, entre outras autoridades, do cônsul geral do Japão em São Paulo Takahiro Nakamae.

Um dos proponentes da solenidade, o vereador Aurélio Nomura fez um breve discurso sobre a importância da história escrita pelos japoneses e seus descendentes nesses 107 anos. Lembrou que a relação de amizade entre Brasil e Japão completa 120 anos em 2015 e que foi a assinatura do Tratado de Amizade, em 1895, e que foi o documento que possibilitou a vinda dos japoneses ao Brasil.

Em sua fala, o parlamentar tucano ressaltou o exemplo dos japoneses que trabalharam de sol a sol em fazendas de café no interior paulista e enfrentaram um cotidiano de sacrifícios. “Hoje, nós descendentes daqueles pioneiros já estamos na 5ª geração e formamos uma comunidade com mais de 1,5 milhão de pessoas”, enfatizou. “Este é, sem dúvida, o maior legado que os imigrantes japoneses deixam neste País que os acolheu, transmitindo aos seus filhos a importância da educação, o valor do trabalho e a determinação de nunca desistir”.

Na galeria abaixo, um registro fotográfico do evento. Algumas imagens foram cedidas pelo fotógrafo Jiro Mochizuki, devidamente creditadas.

Rolar para o topo