Seminário na Câmara Municipal de São Paulo reúne especialistas em drogas

Encontro terá participação especial do Dr. João Goulão, presidente da OEDT, (via videoconferência, de Portugal) e trará um painel das políticas públicas bem sucedidas do Brasil e outros países

seminario-aCom a presença de destacados especialistas na implantação de políticas públicas para tratamento de dependentes químicos, será realizado no dia 29 de novembro o “Seminário Políticas Públicas sobre Drogas – Experiências no Brasil e Outros Países”, na Câmara Municipal de São Paulo, numa iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB). “A ideia é envolver a população na discussão desse tema tão preocupante e que afeta a todos e mostrar que existem propostas bem sucedidas que podem servir de exemplo para que possamos trabalhar esse problema social”, destaca o parlamentar.

O encontro terá a participação especial do Dr. João Goulão, médico português, presidente do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (via videoconferência, de Portugal), instituição que faz estudos, dispõe e disponibiliza base científica para 30 países membros da EU sobre a problemática da droga. Dr. João Goulão falará sobre as experiências europeias e sobre o trabalho do observatório (European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction – EMCDDA, em inglês), criado em 1993, com o objetivo de elaborar uma realidade objetiva dos problemas europeus relacionados com a droga. Atualmente, oferece aos decisores políticos todos os dados de que necessitam para formularem leis e estratégias de atuação.

Do lado brasileiro estarão presentes Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco) um dos maiores especialistas no estudo de dependência química; Dr. Fábio Rodrigues Franco Lima, Promotor de Justiça de São José dos Campos, idealizador do “Programa Comarca Terapêutica”; Dra. Myres Cavalcante, Coordenadora de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; e o Dr. Cloves Benevides, Subsecretário de Políticas sobre Drogas do Estado de Minas Gerais e Coordenador Nacional do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas. Em suas palestras, todos abordarão esse tema delicado, expondo as experiências que vêm sendo aplicadas com sucesso.

SERVIÇO

Seminário Políticas Públicas sobre Drogas – Experiências no Brasil e Outros Países

Dia: 29 de novembro de 2013
Horário: das 9h às 13h30
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Auditório Prestes Maia
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – 1º andar – Bela Vista, SP

PROGRAMAÇÃO

8h30
Recepção

9h00
Abertura (Vereador Aurélio Nomura e Thábata Yamauchi)

9h30
Dr. João Goulão – Presidente do Observatório Europeu da Droga e da
Toxicodependência (via videoconferência, de Portugal)

10h
Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco)
Especialista em Dependência Química
Tema: “Implantação de Políticas Públicas e Experiências em Outros Países”

10h50
Dr. Fábio Rodrigues Franco Lima – Promotor de Justiça
Tema: “Programa Comarca Terapêutica – São José dos Campos (SP)”

11h20 – Intervalo

11h35
Drª Myres Cavalcanti
Coordenadora de Saúde Mental
Secretaria Municipal de Saúde – São Paulo

12h05
Dr. Cloves Benevides
Subsecretário de Políticas sobre Drogas do Estado de Minas Gerais e Coordenador Nacional do Fórum Brasileiro de Gestores de Políticas sobre Drogas

Tema: “Experiência do Estado de Minas Gerais”

 12h35
Abertura para perguntas do público

13h30
Encerramento
Vereador Aurélio Nomura