Pedagogia Hospitalar

A importância das crianças hospitalizadas continuarem seus estudos

É importante sensibilizar a sociedade para a integração e educação das crianças e jovens em tratamento de saúde

Lei16106_DiaCriancasHospital.jpg

A Lei 16.106/2015 de autoria do vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, inclui no Calendário Oficial de Eventos da cidade, o Dia das Crianças e Jovens Hospitalizados a ser comemorado anualmente no dia 27 de maio. O objetivo da data é sensibilizar a sociedade sobre os direitos de crianças e jovens que precisam de tratamento médico em unidades hospitalares dar continuidade às atividades escolares, além de promover a reflexão sobre políticas públicas voltadas para a inclusão e desenvolvimento educacional.

As crianças e jovens em tratamento de saúde de longo prazo têm o direito de prosseguir seus estudos, tanto na instituição que está internada ou até mesmo em sua própria casa. Este direito está garantido na Lei 15.886 de 2013, também de autoria do vereador Aurélio Nomura, que criou o Programa Pedagógico Hospitalar para Crianças e Adolescentes Hospitalizados.

“O fato das crianças poderem continuar seus estudos e manter parte da rotina eleva a autoestima e contribui com o tratamento destes pacientes”, explica Nomura.

Congresso de Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde

Na última semana o vereador Aurélio Nomura participou do 1º Congresso Nacional Sobre Atendimento ao Escolar em Tratamento de Saúde realizado pela Universidade de São Paulo (Unifesp). O evento organizado pela gestora do Programa de Atendimento Pedagógico da Unifesp, dra Léa Albertoni, contou com a presença do secretário de Educação do Estado de São Paulo, dr. José Renato Nalini, da diretora da Escola Paulista de Medicina, dra Emília Sato e demais autoridades da área da Saúde e Educação.

O Congresso teve como finalidade o aperfeiçoamento dos profissionais, pesquisadores, técnicos e estudantes de educação e saúde e fazer uma ampla análise da importância da Classe Hospitalar durante os processos de internação e tratamento prolongado de crianças em idade escolar.

Classe Hospitalar

A Classe Hospitalar, instalada  dentro dos hospitais, acompanha os estudos de cada paciente durante os períodos de internação, garantindo sua educação e deixando-os aptos a seguir seu desenvolvimento como as demais pessoas, com uma formação digna e capacitada para exercer em sua vida adulta qualquer tipo de função ou profissão. É um trabalho que estimula e valoriza o paciente e os mantem inseridos na Sociedade.

20160523_atendimento-peda01

Saiba mais:

Projeto de atendimento pedagógico hospitalar é aprovado

Atendimento pedagógico hospitalar é sancionado e agora é lei

Vereador Aurélio Nomura viabiliza parceria com Unifesp

 

Pedagogia Hospitalar
Rolar para o topo