Festival do Japão – São Paulo em clima de festa japonesa neste final de semana

Aurélio Nomura é o único vereador que destina verba, por meio de emenda parlamentar, para realização do eventologo

Neste final de semana, a cidade de São Paulo volta a viver o verdadeiro clima da Terra do Sol Nascente com a realização do 16º Festival do Japão nesta sexta (19), sábado (20) e domingo (21) no Centro de Exposições Imigrantes, à Rodovia dos Imigrantes, km 1,5.

O festival tem o apoio de Aurélio Nomura, o único vereador que destina verba ao evento, por meio de emenda parlamentar, cujo valor foi utilizado pela SPTuris para a instalação do palco principal e do palco interno, bem como do sistema de sonorização e de iluminação de ambos os locais; dos dois geradores de energia; das 12 praticáveis telescópicos para montagem do piso dos palcos; da tenda principal de 10mX10m e de 70 m² de plotagem digital.

Durante os três dias do festival são oferecidas atividades culturais gratuitas ao público, com destaque para a arte do origami (dobraduras), kirigami (arte de cortar papel compondo figuras e paisagens), shodô (caligrafia japonesa), ikebana (arranjo floral), sumi-ê (desenho com tinta à base de carvão), entre outras artes do Japão.

O Palco Principal e o Palco Cultural trazem as danças típicas e folclóricas japonesas, como o Yosakoi Soran (dança da província de Hokkaido), o Shan Shan Kasa Odori (dança da província de Tottori) e o Kagura (teatro da província de Hiroshima), além das apresentações dos principais grupos artísticos da comunidade nipo-brasileira, com taikô (tambores japoneses) e shamisen (instrumento de cordas).

Estão programadas ainda atividades culturais, debates, exposições e palestras sobre o tema Tecnologia, e exposição comemorativa aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil e aos 60 anos da Imigração Pós-Guerra.

Todas as atividades culturais são gratuitas e abertas ao público.

O Festival do Japão foi criado em 1998 em comemoração aos 90 anos da imigração japonesa no Brasil, e com o objetivo de divulgar a cultura nipônica e transmitir as tradições e os conhecimentos para as novas gerações.

Confira as principais atrações:

ÁREA DA CRIANÇA
Oferece atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), aulas de culinárias, contos e lendas japonesas, esportes e recreação com brincadeiras temáticas.

PRAÇA CULTURAL E ESPORTES
Exposição de ikebana, demonstração de cerimônia do chá (chadô) e os workshops de dança e de cultura japonesa (gratuitos e abertos ao público), exibição de artes marciais e de esportes, e apresentação taikô (tambores japoneses).

ÁREA DA 3ª IDADE
Massagem, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

PALCO PRINCIPAL
Nos três dias, cerca de 50 grupos de danças, músicas, artes japonesas e cantores apresentam-se durante o evento. Os destaques deste ano são a cantora brasileira Márcia, que faz sucesso no Japão; e as japonesas Tsubasa, Mariko Nakahira e Yumi Inoue; o grupo de teatro tradicional do Japão, Wariki (atração especial trazida pela Fundação Japão); e do campeão mundial de ‘embaixadinhas’, Tokura, trazido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo.

 CONCURSO DE COSPLAY – FINAL BRASILEIRA
 Final do campeonato nacional do World Cosplay Summit (WCS), o concurso mundial que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. Domingo, 21 de julho, a partir das 17h.

MISS NIKKEY BRASIL
O tradicional concurso de beleza que reunirá 30 candidatas de todo Brasil. A final será no sábado, 20 de julho, a partir das 18h.

PRAÇA DE GASTRONOMIA
A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão estará presente no evento.

SERVIÇO:
16º FESTIVAL DO JAPÃO

Dia 19/07 (sexta-feira) – das 12h às 21h
Dia 20/07 (sábado) – das 10h às 21h. Abertura oficial às 11h30
Dia 21/07 (domingo) – das 10h às 18h

Ingressos:
R$ 8 antecipado,  R$ 10 no dia.
Entrada gratuita para crianças até 8 anos e pessoas acima de 65 anos

Local:
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Transporte gratuito do metrô Jabaquara e estacionamento gratuito para bikes

SITE:
www.festivaldojapao.com

Realização:
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN

Tel:
(11) 3277-6108 / 3277-8569

Festival do Japão – São Paulo em clima de festa japonesa neste final de semana
Rolar para o topo