Comitiva da Província de Mie visita Câmara Municipal de São Paulo

Governador, deputados e o presidente da Assembleia da província japonesa foram recepcionados pelo vereador Aurélio NomuraGovernador-de-Mie_0015a

A comitiva da província de Mie, liderada pelo governador Eikei Suzuki, e integrada por 15 pessoas, entre elas cinco deputados, além do presidente da Assembleia Legislativa de Mie, deputado Masaru Yamamoto, esteve em visita à Câmara Municipal de São Paulo, nesta quarta-feira (21/08) sendo recepcionada pelo vereador Aurélio Nomura. O governador está no Brasil em missão oficial para as comemorações dos 40 anos de assinatura do Acordo Estados-Irmãos entre São Paulo e Mie, do Centenário da chegada dos primeiros imigrantes de Mie ao Brasil; e dos 70 anos de fundação da Associação Mie Kenjin do Brasil.

O vereador Aurélio Nomura lembrou que São Paulo e Mie tem vários aspectos em comum. “Na nossa cidade está o circuito de Interlagos, e em Mie o de Suzuka, onde são disputadas as provas de F-1. Em São Paulo temos a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida e em Mie o Santuário de Ise, os dois mais famosos de cada país”, citou o vereador, cujos avós maternos são oriundos daquela província.

O presidente da Assembleia se disse impressionado com o tamanho de São Paulo e adiantou que pretende estreitar as relações parlamentares, contribuindo dessa forma com o desenvolvimento da economia de ambos os estados. “Viajamos 30 horas e isso mostra que a distância geográfica é grande, mas não é barreira para estreitarmos os laços – e para isso gostaria de contar sua ajuda”, disse o deputado Yamamoto ao vereador Aurélio Nomura.

O governador Eikei Suzuki lembrou que o pai do vereador, o deputado federal Diogo Nomura, foi quem deu o primeiro passo para a concretização do acordo Estados-Irmãos, pois foi ele que levou a ideia ao então governador Laudo Natel. “Nossa intenção é renovar e ampliar as relações para novas áreas”, informou. Do vereador Nomura, presidente da Comissão de Meio Ambiente, ele recebeu a sugestão de se trabalhar nos temas ligados ao meio ambiente. Suzuki adiantou que Mie pode contribuir muito, pois a província abriga dois institutos de pesquisa e estudos sobre ar, terra e água.

Ao final do encontro, todos da comitiva foram presenteados com o brasão oficial da Câmara Municipal e o vereador recebeu em retribuição um quadro com desenho de duas ilhas unidas por uma grossa corda, que representam a união. “Este desenho em papel especial era usado para fazer as estampas dos quimonos dos samurais. Hoje são considerados obras de arte. As duas ilhas são o símbolo da harmonia, que pode ser entre um casal ou entre dois estados como São Paulo e Mie”, disse o governador.

A visita à Câmara Municipal foi finalizada com uma passagem no Plenário quando o presidente da Casa, José Américo, suspendeu a sessão e abriu a Tribuna para um breve pronunciamento das autoridades japonesa. Simpático e descontraído, o governador expôs rapidamente os objetivos de sua missão ao Brasil e quebrou o clima formal ao dizer que é o “mais jovem governador do Japão (ele tem 39 anos), o mais bonito e o que melhor samba”.

Confira a galeria de fotos

Comitiva da Província de Mie visita Câmara Municipal de São Paulo
Rolar para o topo