Aurélio Nomura entrega título de Cidadão Paulistano a Renato Ishikawa; TV Nikkey cobriu

Renato Ishikawa (à direita, ao lado da esposa, Olga) recebe de Aurélio Nomura o Título de Cidadão Paulistano

O vereador Aurélio Nomura entregou o Título de Cidadão Paulistano ao empresário Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz e do Bunkyo e referência para a comunidade nipo-brasileira. A Sessão Solene foi realizada no dia 12 de fevereiro, no Bunkyo, em São Paulo.

“Que honra poder entregar este Título ao Renato Ishikawa. A Câmara Municipal de São Paulo lhe concede este, de Cidadão Paulistano, que é a maior honraria do município de São Paulo dado a quem chegou forasteiro, mas fez desta cidade a sua segunda terra natal e nela trabalhou e para ela contribuiu”, destacou Nomura. A honraria foi concedida a Ishikawa pelo vereador.

Assista à reportagem da TV Nikkey, que cobriu o evento:

Confira o discurso proferido pelo vereador Aurélio Nomura na Sessão Solene:

“A Câmara Municipal de São Paulo tem a satisfação de realizar aqui no Bunkyo a Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Paulistano ao Dr. Renato Ishikawa, e nada mais natural prestar esta homenagem na instituição à qual tem se dedicado nos últimos tempos.

Não é fácil falar de uma pessoa, um filho de imigrantes japoneses que nasceu e cresceu no interior de São Paulo, morou em casas de chão batido, assim como muitas famílias de imigrantes, mas que veio a ocupar cargos importantes na iniciativa privada, entre eles de diretor da Saab Scania e da Ericsson do Brasil, e por mais de 20 anos foi presidente da NEC do Brasil. Além disso, é um empresário de sucesso atuando como CEO da CNL Empreendimentos e dono da Fazenda Aliança, produtora de café tipo exportação e cachaça da boa, além da criação de bovinos.

A Fazenda foi adquirida em 1997, em princípio para servir de local de lazer para a família. Mas seu senso de oportunidade, logo percebeu que naquelas terras poderiam estar bons negócios e com o passar do tempo foi adquirindo novas terras ao redor da sede. Assim, o que era para ser uma propriedade de descanso acabou se transformando em mais um local de trabalho.

Fugindo dos padrões tradicionais do cultivo do café na época, o dr. Renato empreendeu um processo de renovação, desenvolvimento e modernização tecnológica, passando a produzir o café de forma socialmente responsável e ambientalmente sustentável. O uso racional e monitorado dos recursos naturais, a preservação da flora e da fauna nativas, o tratamento e a reciclagem das águas residuais deram ao Café Fazenda Aliança a chancela de padrões internacionais, como UTZ Certified e Rainforest Alliance, sendo exportados para os mais exigentes mercados do mundo.

Além disso, ao ver os escombros de um casarão colonial de grande valor histórico, datado de 1882, resolveu restaurá-lo, deixando-o impecável.

Quando criança, o nosso homenageado de hoje tinha de caminhar sete quilômetros para frequentar a escola primária, mas seguindo os ensinamentos dos seus pais de que a educação é uma das maiores riquezas da pessoa, ele chegou à faculdade. Tinha o sonho era ser médico, mas formou-se em Economia pelo Mackenzie, em 1963, e foi nessa carreira que se destacou como profissional.

Além do mundo dos negócios, o nosso mais novo Cidadão Paulistano passou a dedicar o mesmo esforço e o mesmo afinco na revitalização e modernização do Hospital Santa Cruz, assumindo a presidência, em 2012. Porém, desde 1997 dr. Renato atua de maneira voluntária próxima e relevante no Santa Cruz, instituição de saúde que tem um capítulo marcante na história da imigração japonesa no Brasil, como todos sabemos.

Para gerir e transformar o Hospital Santa Cruz, o dr. Renato Ishikawa, um ex praticante de kendô em sua juventude quando morava em Mogi das Cruzes, colocou em prática, mais uma vez, a filosofia dessa arte marcial, que ensina a dedicação e o respeito; os ensinamentos dos seus pais, de trabalho e honradez e os seus próprios conhecimentos e experiências reunidos ao longo de sua visa profissional.

Montou uma equipe de profissionais médicos, assistencial e administrativo de alta capacidade com forte caráter humanitário e foco no aprimoramento dos cuidados voltados à saúde, aliados ao respeito aos pacientes e seus familiares.

Foi na presidência do nosso homenageado que o Santa Cruz completou em 2019 80 anos de atividade, e sob o seu comando começou a viver uma nova etapa, com uma infraestrutura modernizada e mais adequada aos tempos atuais, com equipamentos de última geração, além de parcerias com universidades japonesas para realização de simpósios médicos e de cooperação científica Brasil-Japão, tendo em mente que os desafios continuam para proporcionar uma vida melhor e mais saudável a toda a população.

Esta sua capacidade empreendedora, sua participação e envolvimento com a comunidade japonesa colocaram em seus ombros a responsabilidade de presidir também a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, o Bunkyo, a mais importante e representativa entidade da comunidade japonesa no Brasil para a qual foi eleito em 2019.

Ao assumir este importante cargo, dr. Renato Ishikawa ressaltou a importância de promover maior aproximação com as regionais do Bunkyo no interior e em outros Estados, fortalecendo os laços com outras entidades por meio do “diálogo e transparência”. Creio que esta integração entre as comunidades japonesas que se espalham por todo País, como busca o Dr. Renato, é o caminho para que os nikkeis se fortaleçam ainda mais como grupo étnico, perfeitamente integrado á sociedade brasileira, e com isso ganhem mais protagonismo em todos os setores e áreas do conhecimento do nosso País.

Mais do que um desafio, o nosso mais novo Cidadão Paulistano encara esta nova etapa de maneira muito simples: a vontade de ser útil à sociedade, retribuindo tudo o que conseguiu, e também de poder contribuir para preservar a cultura japonesa para as futuras gerações.

Dr. Renato Ishikawa admite que para assumir a presidência do Bunkyo teve o consentimento da esposa, dona Olga. Aliás, muitas de suas decisões tiveram essa cumplicidade com a esposa, que sempre esteve ao seu lado em momentos de sua brilhante carreira profissional. Dona Olga é sua grande parceira, dando-lhe apoio irrestrito nos momentos difíceis e também compartilhando as alegrias.

Essa destacada carreira e atividades empresariais, com certeza, também foram compartilhadas pelo filho, Mauro, que lhe deu a alegria dos netos Pietro e Kenzo, e também pelas filhas Celina e Nara.

No ano passado, participei da comitiva do Dr. Renato aos Estados Unidos e Japão, e pude testemunhar o seu brilhantismo e seu prestígio junto a todas as autoridades de ambas as nações, bem como aos líderes de inúmeros países.

Mas gostaria de destacar a abertura do 60º Kaigai Nikkeijin Kyokai (Convenção dos Nikkeis e Japoneses Residentes no Exterior), realizado em outubro do ano passado, em Tóquio, que contou com as presenças de Suas Altezas, o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako, e teve como primeiro palestrante, que falou em nome de todos os nikkeis do mundo, o nosso amigo e homenageado de hoje Dr. Renato Ishikawa, o que nos encheu de orgulho pelas suas palavras e por honrar nossa Pátria.

Parabéns, Dr. Renato Ishikawa, que já foi agraciado com diversos títulos honoríficos do Brasil e do Japão. A Câmara Municipal de São Paulo lhe concede este, de Cidadão Paulistano, que é a maior honraria do Município de São Paulo dado a quem chegou forasteiro, mas fez desta cidade a sua segunda terra natal e nela trabalhou e para ela contribuiu. Muito obrigado.”