Prefeito promete sancionar implantação do Parque Augusta

Decisão assegura a última área verde em plena região central de São Paulo e que abriga remanescentes da Mata Atlântica

comissao_pq_augusta_128aO prefeito Fernando Haddad prometeu sancionar o projeto de Lei (PL 345/2006) de autoria conjunta do vereador Aurélio Nomura (PSDB) e do ex-vereador Jucelino Gadelha (PSB), que cria o Parque Augusta e que este ano recebeu a coautoria de Ricardo Nunes (PMDB), Coronel Telhada (PSDB), Mário Covas Neto (PSDB), Patrícia Bezerra (PSDB), Gilson Barreto (PSDB), Toninho Vespoli (PSOL), Coronel Camilo (PSD), Ricardo Young (PPS), além do apoio dos 13 vereadores da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade da Câmara Municipal, da qual Aurélio Nomura também é membro. A promessa foi feita na quarta-feira (18/12) aos vereadores da Frente que entregaram a Haddad o documento pedindo a sanção.

A decisão do prefeito encerra uma luta de 7 anos dos moradores da região. O PL, apresentado em 2006, só foi aprovado na Câmara Municipal no dia 27 de novembro, após intenso trabalho também da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente, presidida pelo vereador Aurélio Nomura, que discutiu o assunto em várias sessões ordinárias e em audiências públicas. O Parque Augusta, localizado nas imediações das Ruas Caio Prado, Augusta e Consolação, tem 23 mil metros quadrados e vinha sendo pleiteado pela população local e por entidades ambientalistas como a Fundação SOS Mata Atlântica.

O espaço foi decretado como área de utilidade pública pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, mas a criação do parque corria o risco de não ser concretizada sob a alegação da atual gestão de não ter verba suficiente para a compra o terreno, avaliado em R$ 55 milhões. A área foi vendida às empreiteiras Cyrela e Setin, que planejavam construir prédios de uso residencial e comercial.

“Com a sanção do prefeito, os moradores da região, que batalharam bastante para a criação do parque, terão assegurados um local de lazer, e nossa cidade terá garantido a última área verde em plena região central de São Paulo e que abriga remanescentes da Mata Atlântica”, comemora o vereador Aurélio Nomura.

Rolar para o topo