Fiscalização

De olho no Morumbi

Vereador Aurélio Nomura anota as queixas dos moradores do Morumbi e se coloca à disposição da população para proteger o bairro

Na última quarta-feira (20/7), moradores do bairro do Morumbi se reuniram em um condomínio para discutir os graves problemas daquela região. Estavam presentes o presidente do CONSEG (Conselhos Comunitários de Segurança) Campo Limpo, Sr. Geraldo Felipe Pinto Morais, o representante da Subprefeitura do Campo Limpo, Sr. Alto Junior, o assessor especial do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), Sr. Isac Felix, a síndica Sra. Sandra Carvalho, uma das organizadoras do encontro, o síndico Sr. José Carlos Toledo que ofereceu o espaço para discussão, além de representantes de outros prédios e diversos moradores da região.

A lista de reivindicação da população é grande e inclui mais segurança, iluminação, e a preocupação com o crescimento da Favela Morro da Lua, cujo terreno tem quatro donos: Prefeitura, Estado, Traspetro e AES Eletropaulo.

Com a ocupação desses terrenos, o volume de assaltos e tentativas de assaltos mais do que triplicou naquela região, segundo um dos moradores. As soluções apontadas pelos moradores foram aumentar a iluminação, o policiamento e pedir aos órgãos competentes que façam a reintegração de posse da ocupação nova e o reflorestamento daquela parte. Inclusive, os moradores já tomaram a iniciativa e elaboraram uma Petição Pública para a retirada dos ocupantes.

Geraldo Morais, do Conseg, relatou que a Favela do Morro da Lua é bastante antiga e concentra diversos problemas, mas a invasão a que se referem os moradores é recente, tem o apoio do MST, e precisa ser coibida o mais rápido possível.

Na reunião, foi designada uma agenda de reuniões em que serão convidados a participar o Comando da PM da região e o Subprefeito do Campo Limpo. De acordo com os moradores, já foram feitos inúmeros pedidos de iluminação em determinadas regiões, mas até agora não se realizaram. Na ocasião, o representante da subprefeitura prometeu dar andamento à solicitação.

O vereador Aurélio Nomura, por meio de sua representante que participou do encontro, colocou-se à disposição dos moradores.

Em abril deste ano, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo aprovou o requerimento do vereador Nomura para a realização de uma Audiência Pública sobre a Faixa Exclusiva de Ônibus da Giovanni Gronchi. O evento reuniu cerca de 200 moradores da região e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Transporte, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTrans. Até o momento, a Prefeitura não entregou ao vereador o estudo da CET que constatava a necessidade desta medida.

Rolar para o topo