Festividades no Mie Kenjin marcam relacionamento Brasil-Japão

Quatro importantes datas foram comemoradas – Centenário da chegada dos primeiros imigrantes de Mie ao país; 70 anos de fundação da associação; 40 anos do C onvênio Estados-Irmãos entre São Paulo e Mie; e 20 anos do kendô do MieMie_Kenjinkai_695a

Com a presença das mais altas autoridades do Estado de São Paulo e da Província de Mie e de personalidades da coletividade nikkei, a Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin foi palco no sábado (17/08) de comemoração de quatro importantes datas que marcam o relacionamento entre o Brasil o Japão. No dia foram celebrados o Centenário da chegada dos primeiros imigrantes de Mie ao nosso país; os 70 anos de fundação da associação Mie, presidida pelo Dr. Nelson Maeda; 40 anos do convênio Estados-Irmãos entre São Paulo e Mie; e os 20 anos do Kendô de Mie Kenjin.

Estiveram presentes no evento o governador Geraldo Alckmin; o governador de Mie, Eikei Suzuki e o presidente da Assembleia Legislativa de Mie, deputado Massaru Yamamoto (que vieram especialmente para a cerimônia); o vereador Aurélio Nomura; os deputados federais Walter Ihoshi; os deputados estaduais Jooji Hato e Hélio Nishimoto, o ex-deputado estadual Hatiro Shimomoto, que na época intermediou a assinatura do convênio Estados-Irmãos; Celso Matsuda, representante do ex-governador, Laudo Natel, que firmou a parceria com a província de Mie; o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima; Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo); Akihiro Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren) e Yoshiharu Kikuti, presidente da Beneficência Nipo-Brasileira (Enkyo).

Na oportunidade, o vereador Aurélio Nomura, em nome da Câmara Municipal de São Paulo, homenageou o governador Suzuki e o deputado Yamamoto com a entrega de placas de prata. Em seu discurso, o vereador lembrou as dificuldades vividas pelos imigrantes ao longo destes 105 anos em terras brasileiras onde escreveram uma história de muito sacrifício e abnegação.

O vereador destacou que apesar de todos os problemas, os japoneses e hoje seus descendentes são protagonistas de uma verdadeira saga cuja importância tem o reconhecimento de toda sociedade brasileira. “Porém, esse conceito só foi conseguido com um cotidiano feito de sangue, suor e lágrimas”, lembrou o vereador Aurélio Nomura. “A nossa imensa, laboriosa e respeitada comunidade de origem japonesa é sinônimo de seriedade, honestidade e retidão. Gostaria de citar o ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, quando de sua visita ao nosso país: ‘Brasil, terra da esperança dia a dia renovada’”.

Confira a galeria de fotos

Rolar para o topo