Dia Internacional do Nikkei

Vereador Aurélio Nomura cria lei que institui o “Dia Internacional do Nikkei”

A data é comemorada em 20 de junho com uma série de eventos com o objetivo de preservar e difundir os valores nikkeis para toda a sociedade 

20190403_nikkei

O projeto do vereador Aurélio Nomura foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo e virou Lei (17.169/2019), instituindo assim, o “Dia Internacional do Nikkei” e inserindo a data no Calendário Oficial da Cidade, a ser comemorado em 20 de junho.

A lei tem por objetivo preservar e difundir os valores nikkeis no Brasil e divulgá-los amplamente de forma a transmitir as tradições da cultura japonesa para as próximas gerações e compartilhá-los com a sociedade brasileira.

“O objetivo da Lei é fazer com que o Poder Público possa apoiar oficialmente os eventos, inclusive autorizando o uso de espaços públicos para as atividades que serão programadas”, destaca o vereador Aurélio Nomura.

Conforme a Lei, o “Dia Internacional do Nikkei” terá uma série de eventos incluindo palestras, workshops, ciclos de debates, exposições de arte e cultura, realização de estudos e formação de grupos de estudo, visando a troca de informações e o intercâmbio com os nikkeis dos demais países do mundo, em busca da globalização da cultura nikkei brasileira. Pretende-se, também, identificar e preservar internacionalmente os valores nikkeis, divulgando-os de forma ampla, de modo a transmitir o legado da cultura japonesa e compartilhá-los com a sociedade brasileira.

“Todos os projetos e programas realizados no Dia Internacional do Nikkei serão desenvolvidos tanto por nikkeis quanto por não-nikkeis que sejam apreciadores da cultura japonesa e estejam engajados com as atividades da comunidade”, observa o vereador.

A proposta da instituição da data surgiu no Congresso Internacional de Nikkeis (Kaigai Nikkeijin Taikai) realizado em 2018, em Honolulu, capital do Havaí. Na oportunidade, decidiu-se declarar o dia 20 de junho como o Dia Internacional do Nikkei, tendo como marco a chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses ao Havaí, dando-se assim início, em 1868, à história da emigração japonesa.

O texto do PL do vereador Nomura atende ao “Projeto Identidade Nikkei – Brasil” coordenado pelo grupo formado por quatro jovens descendentes: Alexandre Kawase, secretário da Associação Brasileira Gaimusho Kenshusei e membro do Conselho Fiscal da JCI Brasil-Japão; Carla Okubo, coordenadora-geral do Bunka Matsuri 2019 e membro do Bunkyo; Márcia Nakano, ex-presidente da JCI Brasil-Japão e Ricardo Nishimura, vice-presidente do Bunkyo.

Com a lei do vereador Nomura, o Brasil, e especialmente a cidade de São Paulo, associa-se à proposta desenvolvida em vários outros países que receberam imigrantes japoneses. “É uma data significativa para o Brasil, pois nosso País abriga a maior comunidade de japoneses fora do Japão”, completa o parlamentar.

Rolar para o topo