De olho no Morumbi II

Em resposta à requerimento do vereador Nomura, Prefeitura afirma que faixa de ônibus na Avenida Giovanni Gronchi veio para ficar

giovanniApós a Audiência Pública realizada no bairro do Morumbi sobre a faixa exclusiva de ônibus na Avenida Giovanni Gronchi, em abril deste ano, o vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo, fez um Requerimento solicitando à Prefeitura informações técnicas sobre a real necessidade da implantação desta faixa e o seu custo.

No último dia 27 de julho, a Prefeitura encaminhou a resposta ao vereador e foi taxativa ao afirmar que “não há razões técnicas para alteração na operação da faixa exclusiva na Avenida Giovanni Gronchi”. Mesmo que o trecho analisado entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida João Dias ainda permaneça um caos.

“Nossas equipes estão monitorando diariamente o comportamento do tráfego na região para identificar a necessidade de possíveis ajustes, seja na programação semafórica, na readequação da circulação viária de apoio ou nos horários de seu funcionamento, com vista a minimizar os efeitos no sistema viário secundário”, diz o estudo.

Outra conclusão do estudo foi a de que existem outras vias na cidade de São Paulo com a mesma condição da Av. Giovanni Gronchi, como, por exemplo, a Estrada do Campo Limpo, onde nos horários de pico, das duas faixas existentes por sentido de circulação, uma é destinada ao transporte individual e outra é regulamentada como faixa exclusiva.

Segundo a Prefeitura, foi constatado que no pico da manhã, sentido Bairro- Centro, a velocidade antes era de 8 km/h em um tempo de 40’12”, e passou para velocidade de 13,8 km/h e tempo de 22’53”, diferente do que os moradores constatam diariamente em seus trajetos.

No sentido Centro/Bairro, a velocidade antes era 6 km/h e tempo de 55’24” e depois, 15,8 km/h e tempo de 21’05”.

À tarde, no sentido Bairro/Centro, a velocidade era antes de 11,7 km/h e tempo de 27’12”, e depois, 15,8 km/h e tempo de 20’05”. No sentido Centro/Bairro, velocidade de 12,3 km/h e tempo de 26’58”, e depois, 14,4 km/h e 22’59”.

A implantação da faixa exclusiva de ônibus está inserida na “Operação Dá Licença para o Ônibus”, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo. Dados da SPTRans apontam que circulam nesta via 10 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 83 ônibus por hora, transportando 133.470 pessoas por dia.

Apesar dos benefícios apontados pela pesquisa, moradores da região do Morumbi reclamam que o estudo concentrou-se apenas no ganho de tempo das pessoas que circulam em transporte coletivo, sem considerar o tempo gasto pelas pessoas que utilizam veículo particular.

O Requerimento de no. 22/2016 de autoria do vereador Aurélio Nomura, deliberado pela Comissão de Finanças e Orçamento, também solicitou informações sobre o custo da implantação da faixa.

Em resposta, a Prefeitura informou que o custo total das sinalizações horizontal e vertical foi de R$ 472.364,35 (quatrocentos e setenta e dois mil, trezentos e sessenta e quatro reais e trinta e cinco centavos).

Ainda que o Executivo tenha sido categórico ao afirmar que a faixa de ônibus exclusiva veio para ficar, o vereador Aurélio Nomura continua atento às demandas dos moradores do Morumbi, Campo Limpo, Vila Sônia e Vila Andrade.

Em resumo:

As faixas de ônibus exclusivas vieram para ficar.

Ganho de Velocidade, segundo a Prefeitura:

Sentido Bairro-Centro (Manhã)

Antes:
velocidade: 8 km/h
tempo: 40’12″

Depois:
velocidade: 13,8 km/h
tempo: 22’53″

Sentido Bairro-Centro (Tarde)

Antes:
velocidade: 11,7 km/h
tempo: 27’12″

Depois:
velocidade: 15,8km/h
tempo: 20’05”

Sentido Centro-Bairro (Manhã)

Antes:
velocidade: 6 km/h
tempo: 55’24″

Depois:
velocidade: 15,8 km/h
tempo: 21’05″

Sentido Centro-Bairro (Tarde)

Antes:
velocidade: 12,3 km/h
tempo: 26’58”

Depois:
velocidade: 14,4km/h
tempo: 22’59”

Custo total da implementação da faixa: R$ 472.364,35

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