Pedido de CPI avança na Câmara Municipal

CPI para apurar irregularidades em casas de shows avança na Câmara Municipal20130208a

Importância da medida pode ser vista diariamente nos jornais que revelam a existência de inúmero estabelecimentos com riscos, diz o vereador Aurélio Nomura

A proposta apresentada pelo vereador Aurélio Nomura, na quarta-feira 6, de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades nas casas de espetáculo, salões de festa, bares, boates, cinemas e teatros, entre outros estabelecimentos, com o objetivo de evitar novas tragédias como a de Santa Maria (RS) deve progredir entre os vereadores na semana após o Carnaval, quando reiniciam os trabalhos Legislativo na Câmara Municipal de São Paulo.

“A importância e a necessidade urgente dessa medida podem ser vistas diariamente nos jornais. As notícias publicadas são alarmantes e mostram que um grande número de estabelecimentos em São Paulo ainda apresenta riscos para os frequentadores”, afirma Nomura.

Para exemplificar, o vereador cita reportagem do site Estadão.com.br do dia 7 revelando que das 11 casas inspecionadas por especialistas em prevenção contra incêndios, apenas três foram aprovadas.

“Os profissionais indicaram várias irregularidades que comprometem a segurança do ambiente em caso de emergência, como a colocação de extintores não apropriados para o local; instalação de porta-fogo ao contrário (abrem para dentro e não para fora como deve ser), fiação exposta e número insuficiente de equipamentos de combate às chamas”, cita o vereador Aurélio Nomura.

Em sua opinião, as condições das casas para público numeroso precisam ser averiguadas com rigor – não com o objetivo de punir, mas sim de acabar com as situações de risco.

Rolar para o topo