Aprovado projeto que destina vagas de estacionamento às gestantes e mamães

Projeto de Lei, de autoria do vereador Aurélio Nomura, estabelece que o número de vagas em shoppings, hipermercados e centros de compras deve ser de 3% do total, com mínimo de duas vagasvagas-preferenciais

Foi aprovado na sessão de quarta-feira, 24, em primeira votação, o projeto de Lei do vereador Aurélio Nomura que reserva vagas preferenciais para gestantes e pessoas com crianças de colo (até 2 anos) em estacionamentos de shoppings centers, centros comerciais e hipermercados.  A medida vai facilitar o cotidiano das mamães e futuras mamães no momento de fazer compras.

O texto estabelece que o número de vagas deve ser equivalente a 3% do total (com um mínimo de duas vagas), devidamente sinalizadas. O uso será mediante adesivo de identificação, afixado no veículo, fornecido pela autoridade de trânsito local.

“Toda gestante, do primeiro ao último mês, é um pessoa com mobilidade reduzida. Segundo os médicos, o primeiro trimestre é o mais crítico, pois nessa fase, acontece a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto. Nos meses seguintes, o ganho de peso e o crescimento da barriga geram grande sobrecarga na coluna vertebral e ao sistema cardiorrespiratório, causando desconforto e cansaço”, explica o vereador Aurélio Nomura.

De acordo com o parlamentar, o PL vai ao encontro dos textos legais já existentes a respeito da acessibilidade prioritária às gestantes, como nos transportes coletivos, caixa de bancos, caixa de supermercados, facilidade que não acontece nos estacionamentos dos estabelecimentos comerciais em relação às grávidas e mães com filhos pequenos.

“A criação dessas vagas especiais também acabaria com situações incômodas em determinados ambientes em que as mamães com crianças de colo têm de encontrar vaga dupla de maneira a ter espaço suficiente para retirar e colocar o carrinho de bebê no carro”, destaca o vereador Aurélio Nomura.

Rolar para o topo