CEMUCAN, Pq Augusta e ponte em Parelheiros são discutidos na Frente Parlamentar

Reunião, com a presença do secretário do Verde, Ricardo Teixeira, trata de vários assuntos polêmicos sobre sustentabilidadesustentabilidade_0165

A criação do Parque Augusta, a doação do Parque CEMUCAN ao município de Cotia e o apoio à agricultura orgânica foram os principais assuntos tratados hoje (26/09) na reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, que contou com a presença do Secretário do Verde, Ricardo Teixeira, e da qual o vereador Aurélio Nomura é membro.

Na oportunidade, no sentido de avançar as discussões sobre o Parque Augusta, o parlamentar solicitou estudos para levantar o impacto financeiro para a preservação desse último espaço verde no Centro de São Paulo, para que seja diluído na cobrança do IPTU dos beneficiados. Essa proposta havia sido apresentada na Comissão do Meio Ambiente, presidida pelo vereador Aurélio Nomura, por representantes dos moradores locais.

Também na reunião da Frente, o secretário Ricardo Teixeira confirmou sua presença na audiência pública que será realizada na terça-feira, 1º de outubro, pela Comissão do Meio Ambiente para debater o Parque CEMUCAN, que a prefeitura e a SVMA querem doar a Cotia. O espaço (com uma área de 500 mil m²) pertence à cidade desde os anos 1960, que o recebeu por meio de uma permuta com o governo do Estado. Ali foi implantado o Viveiro de Cotia (ou “Harry Bloosfeld”, seu idealizador), considerado o maior viveiro do Brasil dedicado à conservação da vegetação natural. É o único dentre os três viveiros municipais que produz árvores para abastecer a capital paulista em novos plantios e também para substituição de espécies envelhecidas ou doentes.

Em relação à Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica da Cidade de São Paulo, o vereador Aurélio Nomura destacou a importância da iniciativa à produção de alimentos saudáveis sem agredir o meio ambiente, mas chamou a atenção para o fato de que na região de Parelheiros, onde estão centenas de pequenos produtores orgânicos, mais especificamente na Estrada da Ponte Alta, há uma ponte em péssimas condições, com iminente risco de desabamento,e que vem dificultando o escoamento.

“É urgente que a Subprefeitura de Parelheiros tome providências rápidas para consertar esse importante acesso, pois os produtores estão tendo de percorrer 50 km a mais, o que tem causado prejuízos e dificuldades para levar seus produtos até os consumidores”, destacou o vereador.

 

Rolar para o topo